Depressão pós parto e baby BLUE

Na telenovela o Pantanal, houve momento em que duas mulheres que deram à Luz, e seus comportamentos não foram adequados para uma sociedade, o que seria essa mudança drástica de seus comportamentos, que ocorrem com grande frequência nas mulheres na vida real?

Esses comportamentos são chamados de BABY BLUE, ou seja, um estado depressivo reversivo e curto, um estado de tristeza e melancolia,  que mistura com alegria. Um estado que nem só as mães sentem, mas também alguns pais, são emoções que se misturam de medo e incapacidade de cuidar do bebê. Duração normal de 1 à 3 semanas.

Já a DEPRESSÃO PÓS PARTO é  um quadro grave de tristeza, incapacidade, irritabilidade, e até quadros de psicoses,  trazendo pensamentos suicidas ou homicidas e ocasionar doenças psícossomaticas. É um quadro grave, devendo ser observado pelos familiares, quando a mãe, apresentar tristeza,  falta de cuidados pessoais, entre outros, pode colocar a própria vida em risco e às vezes até a do bebê. Nesse caso é necessário  tratamento psicológico e  intervenção psiquiatra. O acompanhamento da família é muito importante nesses casos. A duração da depressão pós parto, é mais longa, podendo perdurar por meses até anos.